Maestra Comunicação & Marketing | Marketing: você sabe mesmo o que significa?
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MARKETING: VOCÊ SABE O QUE SIGNIFICA?

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MARKETING: VOCÊ SABE O QUE SIGNIFICA?

Essa é uma das palavras mais usadas nos dias de hoje, por muitas vezes de forma pejorativa, como sinônimo de enganação, ou incompleta, considerando o marketing apenas como propaganda para vender.

Mas, afinal, o que é mesmo o marketing?

Sua origem está na língua inglesa, em que a palavra “market” significa mercado. O marketing está associado a pensar nos clientes como pessoas ou empresas inseridas em um meio (mercado), que compram ou desejam comprar produtos ou serviços porque precisam deles para satisfazer seus desejos ou suas necessidades.

Marketing é a arte de conquistar clientes, mantê-los e desenvolver com eles relações duradouras e lucrativas. As empresas inteligentes não devem enxergar-se como vendedoras de produtos ou prestadoras de serviço, mas como criadoras de relacionamentos lucrativos.

Em mercados altamente competitivos, as organizações têm de se concentrar na conquista pela preferência do consumidor, elas não podem garantir a seus funcionários a estabilidade no trabalho. Apenas o cliente tem esse poder.

Para o marketing, uma empresa bem-sucedida deve satisfazer as necessidades e os desejos dos seus consumidores melhor que seus concorrentes. Segundo Philip Kotler, o maior dos especialistas da área, os profissionais de marketing não devem apenas visar às necessidades dos consumidores alvo; devem também alcançar vantagens estratégicas, posicionando suas ofertas contra as de seus concorrentes, na cabeça dos seus consumidores.

O objetivo é obter novos clientes e, também, fazer com que os atuais compradores prefiram continuar a fazer negócio com a sua empresa e não com seus concorrentes.

Para que isso ocorra é necessário que a empresa, através de seu esforço de marketing, faça com que os seus clientes reconheçam a marca de seu produto em associação direta à categoria em que se insere. Por exemplo, no ramo de lanches rápidos e padronizados em qualquer lugar do mundo, a identificação imediata é a McDonald’s.

O marketing inclui:

  • Produto – o que se oferece no mercado, com atributos e qualidade compatíveis ao nicho de atuação;
  • Preço – definir preços adequados (lucro + viabilidade de aquisição pelo público-alvo);
  • Praça – disponibilizá-lo em local de possível acesso;
  • Promoção – através da comunicação, fazer com que os clientes saibam as vantagens e os benefícios em obtê-lo.

Segundo Kotler (1996): “Marketing é o conjunto de atividades humanas que tem por finalidade facilitar e consumar relações de troca”. Ou seja, o marketing envolve um conjunto de ações que visam concretizar a ação de compra pelo cliente, de forma que esta transação seja vantajosa para ambas as partes.

As áreas trabalhadas, então, abrangem pesquisa de mercado, definição de produto e preço, distribuição (logística), merchandising (comunicação no ponto de venda), relações públicas (como a marca se relaciona com a sociedade), comunicação, publicidade e propaganda, promoção, venda e pós-venda, dentre outras.

Ficou mais claro agora? 😉

Bibliografia: KOTLER, Philip. Administração de marketing: análise, planejamento, implementação e controle. 4a edição. São Paulo: Editora Atlas, 1996.

Josie Sena
contato@maestracomunicacao.com.br

Diretora Excecutiva

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