09 abr TI ALIADA AO MARKETING PARA BENEFÍCIO DA SUA EMPRESA.
Com certeza você conhece negócios com tecnologias obsoletas ou que não sabem como usar a área de TI a seu favor.
Na educação, por exemplo, ainda há escolas que somente oferecem materiais impressos aos seus alunos. Essas empresas não se dão conta que, quanto mais investirem em tecnologia (exposição das aulas em data show, slides, acesso a atividades na internet, sistema informatizado para correção de provas, matrícula e contratação de serviços online, etc.), mais valor agregado os potenciais clientes poderão perceber, aceitando, inclusive, pagar um pouco mais caro pelo ensino, pois ligarão essas organizações ao conceito de atualização em relação ao conhecimento que oferecem.
Na área de Marketing, os dados lançados num programa gestor (cadastro, perfil de compra, preferências e satisfação, indicadores financeiros e gestão de estoque), dão respaldo para melhor planejar e operacionalizar as campanhas de comunicação. Contudo, muitas vezes o empreendimento possui o sistema instalado, mas não utiliza todas as possibilidades que suas funcionalidades oferecem.
As informações disponíveis podem e devem ser utilizadas pelo Marketing, assim o cliente é impactado no “momento” em que está mais propenso a consumir novamente, tornando as ações mais eficientes.
Tal como, se um cliente acabou de fechar um plano de celular, receber uma oferta de descontos para a aquisição de um novo plano não será relevante naquele momento. Entretanto, se ele receber a mesma proposta um ano após a primeira aquisição, quando estiver saindo do período de fidelidade, possivelmente estará mais sensível a aceitá-la.
O bom uso das informações serve, também, para direcionar investimentos financeiros. Exemplificando, é mais barato e mais eficaz enviar uma mensagem SMS para a base de clientes de uma concessionária, com ofertas de serviços de pós-vendas, do que anunciar na televisão, já que sua oficina atende, geralmente, apenas a veículos daquela determinada marca.
Neste caso, o custo de envio das mensagens é significativamente mais baixo e mais direcionado do que a produção do comercial e as inserções na TV.
Para tudo dar certo, um fator imprescindível é que haja compromisso de todos os colaboradores no processo. A equipe operacional precisa alimentar o sistema com dados corretos e atualizados para que a gerência possa acompanhar as atividades e a diretoria tenha condições de montar um planejamento estratégico baseado em fatos e dados reais.
Há, ainda, vantagens competitivas que podem ser obtidas através de outras ações que envolvem o uso da Tecnologia da Informação. Ofertar rede wifi com conexão à internet para atrair clientes e estimular o consumo; fazer uma boa gestão das redes sociais para divulgar a empresa, abrindo um diálogo com o consumidor; adotar a prática de home office (escritório em casa) para reduzir custos de instalações físicas; promover um canal de cadastramento e avaliação de fornecedores através da web; dentre outras.
Basta analisar a natureza das atividades, espaço físico e custos de instalação/manutenção para ponderar qual a melhor opção para o seu negócio.
Josie Sena | Diretora Executiva
Sem comentários