04 jul ENDOMARKETING: VANTAGEM COMPETITIVA EM TEMPOS DE CRISE.
São tempos difíceis… Mais do que crise econômica e política, vivemos uma crise moral, época de receio gerado pela revelação de tanta corrupção.
Os consumidores estão desconfiados, comedidos em seus ímpetos de compra. Quem tem dinheiro prefere gastá-lo com parcimônia ou guardá-lo para possíveis emergências e quem não tem, não quer correr do risco de se endividar, além das dificuldades em conseguir crédito devido à inadimplência.
Isso significa que as relações de troca ocorrem num âmbito mais racional e precisam ser bem argumentadas por quem oferece os produtos e serviços com vistas a conquistar a preferência de quem os necessita/deseja.
Empresas dedicam-se a redução de custos e melhorias operacionais para aumentar sua competitividade, garantir a sobrevivência, mas não podem perder o foco no ponto principal, o capital humano.
O cliente é rei, isso é um fato, sem ele há que se fecharem as portas e ir embora pra casa. Entretanto, o cliente não é só o freguês.
Uma das figuras mais importantes em todo o processo de compra é o cliente interno, o colaborador, e ele também pode estar sentindo-se inseguro com os cortes de salário, demissões, reestruturações e atrasos dos quais houve falar todos os dias no noticiário.
Num momento como este, o endomarketing faz-se estratégia indispensável.
Se há uma certeza no mundo da administração é o impacto do nível do trabalho dos funcionários nos resultados, representando a diferença entre o sucesso e o fracasso de um negócio, entre a fidelização do comprador e o motivo pelo qual ele nunca mais voltará a entrar naquele estabelecimento ou, pior, falará de forma negativa para todas as pessoas de suas relações.
Hoje não basta mais que a empresa defina suas diretrizes: missão, visão e valores. A equipe precisa estar apta, conhecer metas e objetivos, saber como aplicá-los nas suas atividades diárias para comprometer-se e cooperar para que eles sejam atingidos.
É preciso prezar pela comunicação interna, clara e transparente, alinhar a linguagem, eliminar ruídos e desentendimentos, investir no desenvolvimento do cliente interno e em sua sensação de pertencimento.
O endomarketing é a união entre marketing e recursos humanos, o conjunto das ações voltadas para esse público interno, objetivando atrair e manter profissionais qualificados e trabalhar a imagem da empresa para transformá-la num lugar onde todos queiram trabalhar e da qual tenham orgulho de fazer parte.
O primeiro passo é conhecer os colaboradores, suas necessidades e o clima organizacional. Isso pode ser feito de maneira informal, em conversas e pesquisas, coletando dados e informações, levantando problemas do dia a dia para começar a planejar as soluções e melhorias.
As ações serão direcionadas para a garantia de um bom ambiente de trabalho, capacitação e aperfeiçoamento do time, valorização da experiência e dos desempenhos individual e da equipe, tornando-os hábeis para as atividades cotidianas e mostrando que a empresa reconhece e respeita o trabalho desenvolvido.
Para além, estimular a participação das famílias, abrir-se para as sugestões/opiniões e investir em um programa de relacionamento e motivação.
Importante enxergar as iniciativas de endomarketing como investimento e não despesa. Para superação da concorrência, garantia de participação no mercado, aumento do faturamento, diminuição do absenteísmo, redução de desperdícios e erros, já que funcionários motivados estão mais dispostos a apoiar as decisões sérias, tem rendimento melhor e com comprometimento essencial para o momento de crise.
Assim, a organização mantém suas atividades de forma saudável e, quando a estabilidade voltar e o mercado ficar propício ao crescimento, será detentora de um time coeso e preparado para atender à nova demanda, mantendo o padrão de atendimento, com disposição e vontade de crescer, todos prontos para deslanchar. O céu será o limite.
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