01 mar COMUNICAR É MAIS DO QUE FAZER PROMOÇÃO
Algum tempo atrás, esse pilar do composto de marketing se chamava promoção.
Ao planejar as estratégias, a gente pensava, basicamente, em explicar características do produto, falar qual era o preço e onde o público poderia comprá-lo.
Acontece que a concorrência aumentou, o perfil do consumidor mudou e os canais de comunicação e relacionamento foram revolucionados pelo implemento da internet, tornando esses argumentos muito fracos para convencer quem tem o poder de compra a nos escolher dentre tantas alternativas.
Por isso, passamos a chamar o P de promoção de Comunicação, de forma a conseguirmos ter uma visão mais abrangente sobre esse pilar.
Quando a gente pensa em se comunicar, primeiro precisa ter construído muito bem a primeira parte do mix mercadológico (produto/preço/praça que passam a ser cliente/custo/conveniência):
– Conhecendo a fundo quem é o nosso cliente;
– Desenvolvendo um produto ou serviço de acordo com o perfil dele;
– Precificando bem, considerando todas as variáveis;
– Pensando em onde esse produto vai estar disponível para aquisição, prezando a conveniência de quem precisa/deseja comprá-lo.
Como fazer uma boa comunicação?
✔️ descubra o máximo de informações sobre quem é o seu consumidor: o que ele gosta, o que procura, como conversa, onde está, quais são os seus principais problemas e quando ele precisa da sua solução.
✔️ pense sobre o seu posicionamento, discurso, valores, diferenciais competitivos.
A partir daí, escolha os canais, o período de divulgação, a mensagem, a comunicação visual, o tom de voz…
Lembre-se que, como já falamos, a grande maioria das pessoas, atualmente, quer se associar às marcas muito mais do que apenas comprar.
Agora, é mãos à obra. Vá experimentando para descobrir o que funciona para o seu negócio.
Josie Sena | Diretora Executiva
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