09 fev COLOCAR PREÇO, O GRANDE DESAFIO DO EMPRESÁRIO
O preço tem que refletir as necessidades da empresa em pagar seus custos + despesas e ainda obter lucro, garantindo, além da sua inserção no mercado, a sobrevivência do negócio.
A precificação não é apenas colocar preço. É uma atividade que vai envolver a análise de muitas variáveis das áreas financeira, econômica e mercadológica.
Antigamente o preço de venda era definido por preço de custo + margem de contribuição (mark up). Porém, o empresário precisa considerar que, além do preço de custo, existem despesas administrativas, tributárias e outras mais.
Se a estrutura de custos não for conhecida na hora de decidir o valor a ser cobrado do consumidor, corre-se o risco de definir uma marcação (margem) que acaba por não proporcionar a saúde financeira do negócio.
As maiores dificuldades do empresário na precificação são: definir exatamente o preço de custo, definir a margem ideal, entender a estrutura de custos e a grande “pegadinha” que é a aceitação do mercado.
Isso porque é o mercado que sinaliza e define o quanto está disposto a pagar, restando ao administrador, neste caso, a diminuição e controle de suas despesas e preço de custo, aumentando sua eficiência para que, mesmo que o mercado exija um preço mais baixo do que ele esperava praticar, consiga se manter competitivo e atuante.
O objetivo da margem de contribuição, então, não pode somente espelhar o custo do produto e o quanto deseja-se embolsar, mas deve incluir todos os gastos da empresa, para garantir ao empresário uma lucratividade que permita que o negócio seja rentável e sustentável a longo prazo.
Josie Sena | Diretora Executiva
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