07 fev 5 DICAS PARA MANTER SEU NEGÓCIO SAUDÁVEL.
Então, você pesquisou, planejou, analisou e decidiu dar esse passo: abrir a sua própria empresa. (vide 3 ANÁLISES ESSENCIAIS PARA QUEM QUER ABRIR SEU PRÓPRIO NEGÓCIO).
Montou a estrutura física, escolheu o nome e criou uma identidade visual, tirou as licenças e alvarás de funcionamento, comprou o estoque, contratou e treinou a equipe… Agora vem a parte mais difícil: administrar.
É nessa hora que as empresas que vão prosperar e aquelas fadadas a fechar as portas antes do segundo ano tomam caminhos diferentes. Então, vamos às dicas!
1 – Não espere “viver” da renda da empresa de imediato. Novos negócios demandam um tempo de maturidade até que comecem a dar lucro que permita ao proprietário fazer retiradas. Esse tempo vai variar, é claro, em relação ao tamanho do investimento e à natureza da área de atuação, mas, no geral, não será menor do que um ano.
2 – Não misture finanças pessoais com as finanças da empresa. Pagar despesas pessoais com o dinheiro do caixa, usar o cartão corporativo para a viagem de férias, incluir itens de consumo doméstico nas compras de insumos operacionais, tudo isso atrapalha a boa gestão e análise financeira do negócio. As coisas acabam ficando descontroladas e, no final, vira um buraco negro de onde é difícil sair.
3 – Esteja inserido no dia a dia do negócio. “O olho do dono é que engorda o gado”, esse é um dos ditados mais acertados no mundo corporativo. Não espere que um empregado tenha o mesmo nível de comprometimento e entrega que você. Sua presença ativa evita desperdícios, erros e perda de grandes oportunidades.
E se você não sabe fazer, não saberá cobrar. Conheça a fundo o processo operacional e não corra o risco de ser “enrolado” ou “passado para trás” por quem quer que seja.
4 – Invista na comunicação. Outro dito popular verdadeiro é: “o que não é visto, não é desejado”. Planejar e executar ações de marketing, especialmente as que envolvem o meio digital, nos canais certos e com uma mensagem bem trabalhada, são essenciais para entrar no páreo do mercado e posicionar-se em lugar privilegiado dentre as opções de escolha dos consumidores.
5– Valorize as pessoas, pois sejam clientes, parceiros, curiosos, empregados, fornecedores, todo mundo gosta de ser bem tratado. Gentileza e empatia sempre!
E aí? Essas práticas já fazem parte do seu dia a dia?
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