07 fev 3 ANÁLISES ESSENCIAIS PARA QUEM QUER ABRIR SEU PRÓPRIO NEGÓCIO.
De acordo com informações do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), uma em cada quatro empresas fecha antes de completar dois anos. Esse é um dado preocupante e muito triste, tendo em vista que esse tipo de negócio gera riqueza e cria posições de trabalho importantes para o desenvolvimento do nosso país.
O povo brasileiro é extremamente criativo e entusiasmado e, por isso, muitas vezes peca na hora de planejar e se preparar. Longe de querer ensinar uma fórmula mágica de sucesso (até porque, infelizmente não a conhecemos) listamos neste texto alguns dos nossos aprendizados ao longo de quase vinte anos de atuação em consultoria de marketing para empresas de variados portes.
1 – A primeira dica é: antes de se aventurar, faça um plano de negócio.
A maioria de nós, brasileiros, não tem o hábito de planejar. Somos mais da ação: arregaçar as mangas, colocar para funcionar e ir ajustando o que precisar.
O problema é que, muitas vezes, isso significa desperdício de recursos financeiros, materiais e de esforços. A gente tenta, não dá certo. Gastamos dinheiro e acabamos ficando frustrados e propensos a desistir.
Invista tempo nesta etapa de planejamento e aumente suas chances de acerto.
Não precisa ser nada sofisticado e intelectual. Vá anotando tudo no papel: o que vai precisar comprar, quais as licenças e documentações, onde vai funcionar o negócio, como será a rotina de trabalho e entrega, quanto vai gastar mensalmente para manter a empresa funcionando, quanto espera faturar, se vai precisar contratar alguém.
Depois, organize os tópicos, monte tabelas e use recursos que te auxiliem a entender as informações. A ferramenta Canvas, por exemplo, é bastante fácil, instintiva e te ajudará a ter uma visão do empreendimento como um todo.
2 – Nossa segunda dica é estude sobre a área onde deseja atuar.
Leia muito sobre o assunto. Visite estabelecimentos concorrentes e observe como funcionam, como exibem a mercadoria, como atendem o cliente, que tipo de serviço e produto oferecem.
Depois, troque uma ideia com pessoas que tem o perfil do seu público-alvo: o que é importante para elas, o que é indispensável, com que frequência consomem, o que procuram e nunca encontram, qual o preço estão dispostas a pagar?
Analise, depois, os fornecedores: será fácil ser abastecido de matéria-prima, há fornecedores locais ou será necessário fazer os pedidos fora, o preço para aquisição será viável, está considerando o custo do frete, qual o prazo médio para entrega, tem opções ou você vai ser obrigado a ficar na mão de um só?
3 – A terceira questão importantíssima é: sociedade é igual casamento.
Escolha um sócio que tenha propósitos e valores iguais aos seus, ambições e intenções similares.
Quando chegarem a rotina, as dificuldades e desafios do dia a dia, ele precisa ser uma pessoa com quem você tem um diálogo franco e comunicação transparente, o que permitirá que entrem num acordo quando houver divergências. E que seja alguém em quem você possa confiar: lembre-se que o seu nome estará diretamente ligado aos comportamentos e às atitudes que ele tomar.
Essas três ações vão prevenir muita dor de cabeça, pode acreditar! E se você quiser nossas dicas para depois de abrir o seu negócio, leia também o nosso artigo: 5 DICAS PARA MANTER SEU NEGÓCIO SAUDÁVEL.
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